Como saber se meu corpo está inflamado?
Precisamos entender que a inflamação nem sempre é ruim. É uma reação normal do corpo para curar uma lesão ou trauma ou mesmo combater uma infecção, desde que seja de curta duração. Deve ser alarmante se tornar um hábito duradouro em seu corpo. Nesse caso, torna-se crônico, o que é visto em muitas condições e doenças.
No Ayurveda, a inflamação está ligada ao elemento fogo. Até mesmo a palavra “inflamação” remonta ao latim para “incendiar”. Em algumas condições, como urticária e artrite, você sente calor, dor, vermelhidão e inchaço. Mas em outros casos, como a doença de Crohn, não é tão óbvio e você teria que fazer exames mais específicos. O primeiro passo no tratamento através do Ayurveda seria esfriar o fogo com alimentos anti-inflamatórios e ervas, a proposta ayurveda neste caso é desintoxicar (langhana) para depois nutrir/vitalizar (brimhana).
A ciência do Ayurveda é baseada no equilíbrio. De acordo com o entendimento ayurvédico, a saúde é baseada no equilíbrio da fisiologia de um indivíduo (Doshas), processos digestivos (Agni), tecidos (Dhatus) e excreção (Malas). A pessoa cuja alma, sentidos e mente estão contentes e em harmonia é considerada saudável. A abordagem ayurvédica busca restaurar não apenas o equilíbrio físico, mas também o equilíbrio mental, emocional e espiritual, usando nutrição, ioga, meditação e exercícios respiratórios, além de ervas e suplementos.